domingo, 3 de fevereiro de 2013

Guia: Comprando seu primeiro Kit de Escalada


Nesse momento, minha mãe está no meio de uma viagem aos Estados Unidos. Para mim, é a ocasião perfeita para comprar o meu equipo de escalada.

Todas as pessoas que começam a escalar acabam com essa dúvida: o que comprar? O que diabos são costuras, gri gri, mosquetões, nuts e cams?

Nada temam, meus caros leitores! Após ler esse guia, estarão mais do que preparados para comprar o seu primeiro kit de escalada.

Antes de começarmos, Vamos escolher qual modalidade de escalada vamos fazer.

A modalidade escolhida vai influenciar enormemente na escolha do equipamento.

No Brasil, as três modalidades mais comuns são:

1.Escalada Esportiva
2.Escalada Tradicional
3.Boulder


Bolt/Pino
1. A escalada esportiva consiste em vias pré-fabricadas. A pessoa que criou a via parafusa elos de aço(Bolts ou Pinos) que servem de pontos de apoio para a corda no caso de uma queda. É a modalidade mais popular no Brasil e no mundo.





Um ano do seu salário





2. A escalada tradicional difere da esportiva pelo fato não haver proteção fixa na rocha. A proteção é feita por meio de cams e nuts que o próprio escalador fixa na hora.(mais sobre isso um pouco abaixo).




Mas pelo amor de deus, use uma sapatilha

3. O Boulder é muito popular também, e consiste de vias curtas e que podem ser feitos com pouca proteção, sem o uso de cordas.







 Hoje eu vou cobrir apenas o equipamento básico para a escalada esportiva, uma vez que o boulder não precisa de mais do que uma sapatilha e um saco com pó de magnésio, e o equipamento para escalada tradicional custa mais ou menos o equivalente a um carro novo.


1. Sapatilha

A sapatilha de escalada é o primeiro passo. Escalar com tênis ou bota é extremamente cansativo a não ser que a via que esteja escalando tiver plataformas aonde você possa encaixar o bico largo do seu tênis. Falhando isso, uma sapatilha de escalada possui uma sola dura, fina e anti derrapante que vai te ajudar pacas a se manter na rocha.

Na hora de escolher a sua sapatilha, procure uma que fique apertada em você, mas não apertada ao ponto de te impossibilitar de caminhar. A sapatilha mais eficiente não servirá pra nada se você não aguentar se apoiar nela. Uma sapatilha com sola dura te possibilitará apoiar o pé nas menores protuberâncias da pedra.

2. Cadeirinha

O próximo item importante é a cadeirinha de escalada. Ela te possibilita não apenas se prender na corda, que será a sua linha principal de segurança, mas também carregar todo o equipamento que você também terá que carregar durante a subida. Procure uma cadeirinha que te sirva confortávelmente, de preferência que possua um pouco de enchimento para evitar machucados. Fique sempre atento para o selo da UIAA(International Mountaineering and Climbing Federation), certificado de que a sua cadeirinha se encaixa nos padrões de segurança internaciais. 




3. Corda

A corda é simplesmente o item mais importante de todo o seu equipamento. Sem ela todo o resto serve apenas como peso de papel. É ela que vai te segurar quando você cair. E também é ela que vai abrir um rombo do tamanho de um Chevrolet na sua conta bancária.

Existem dois tipos de corda de escalada: a corda dinâmica e a corda estática.

A diferença entre as duas é que a corda dinâmica foi feita de modo a se esticar quando uma força é colocada nela, enquanto a estática se estica muito pouco. Para nós escaladores, a corda dinâmica é essencial, pois no caso de uma queda, uma boa parte da força é dissipada por essa elasticidade.

Essa a cara de dois meses do seu salário
Escolha uma corda dinâmica de pelo menos 60m de comprimento e 10mm de diâmetro. Sua corda deve ser mantida sempre bem enrolada e longe das intempéries. Se sua corda estiver gasta, tiver passado a noite na chuva ou tiver aguentado uma queda de alto fator, compre uma corda nova. Melhor gastar o resgate de um rei em uma corda nova do que ter a sua corda velha arrebentando no topo de uma montanha. Pergunte a Don Osman(Procure no google, a gente espera).


4. Equipamento de Belay

Agora que você já tem a sua corda, cadeirinha e sapatilha, você vai querer comprar um Belay. Belay significa "parar uma queda" no dicionário de escalada. No nosso caso, se refere ao equipamento que o seu parceiro de escalada vai utilizar para travar a corda quando você cair.

O mais conhecido e utilizado é o chamado PETZL GriGri, que tem a vantagem de se travar sozinho(ou seja, caso você caia e o seu parceiro não esteja com a corda na posição de trava, a corda irá travar no equipamento sozinha, te impedindo de cair).

O chato do gri gri é que ele é um pouco caro, mesmo se comprado no exterior. Porém é a escolha mais segura.


"GriGri Gabriel? Pfff. YOLO!"

Okay, se o gri gri não é pra você, então outro belay muito bom é o ATC, que tem a vantagem de ser mais barato e poder ser utilizado para fazer rapel depois. Porém ele não trava sozinho, então seu Belayer tem que estar preparado para te segurar caso você caia. Eu pessoalmente prefiro o ATC por ser um pouco mais versátil. Caso você vá descer rapelando, leve sempre um Belay extra, para o caso(ridículamente comum) do seu ATC chegar no chão antes de você colocar ele na corda.




5. Costuras

A costuras são o equipamento que você vai usar para prender a sua corda nos Bolts. São baratas individualmente, mas você vai precisar de pelo menos umas 12 costuras para poder escalar na rocha, e isso vai custar uma grana legal.

A costura nada mais é do que dois mosquetões unidos por uma fita resistente. Um mosquetão vai no Bolt enquanto pelo outro passa a corda. Procure pacotes de 6 costuras, que seja certificado pela UIAA.

6. Mosquetões

Mosquetões são usados para tudo, desde prender o seu equipo na sua cadeirinha quanto para prender você na rocha, segurar o seu ATC no lugar, unir pedaços de corda etc...

Com trava
Sem Trava
Recomento a você comprar 3 mosquetões formato "D" do tipo sem trava, para
que você possa usá-los para uma colocação rápida, e 2 mosquetões com trava, para quando você for fazer a segurança semi-permanente(como por exemplo, segurar o seu ATC no lugar).







7.Magnésio


Em último lugar, mas não menos importante, é o saco de magnésio para escalada. O magnésio é um pó branco cuja finalidade é secar o suor das mãos, e aumentar o atrito com a rocha. É o item mais barato da lista de compras, mas não deve ser ignorado. Ele facilita muito o seu trabalho na hora de escalar.

Bom, é isso. Agora que você está bem equipado, está na hora de por esse equipo a bom uso.


Algumas dicas gerais:

-Sempre procure pelo selo da UIAA antes de comprar uma peça de equipamento

-Após adquirir seu equipamento, marque cada peça com o seu sobrenome. Isso evita confusões quando estiver entre outros escaladores.

-Esse equipamento é somente o básico para a escalada esportiva. Existem muitas outras peças que podem te ajudar a tornar sua escalada mais segura.

-Sempre troque o seu equipamento caso ele mostre sinais de desgaste. Antes prevenir do que remediar.

-Evite a tentação de comprar equipo usado/de segunda mão. Você não terá como saber se ele está bem cuidado e se ainda está em condições de uso.


Bom, por hoje é isso galera. Toodle-oos.

2 comentários:

  1. Primeiro: muito boa a iniciativa de escrever. Segundo reveja as seguintes informações:
    a)UIAA = Union Internationale des Associations d'Alpinisme.
    b) O selo UIAA não é mais obrigatório nos equipamentos e sim o CE. Poe ex.: marca Black Diamond.
    c) Bolt é parafuso. A ancoragem fixa é chapeleta e parafuso.
    d) magnésio de escalada = Carbonato de Magnésio em pó.
    e) belay = escrever freio para corda. Levar um freio extra na escalada se o primeiro cair? Reveja o curso básico de escalada, freio UIAA ou Yosemit.
    f) Mosquetão sem trava: para o iniciante a imagem é de mosquetão de escalada e a imagem é de um chaveiro.
    g) Dan Osman: Procure o laudo do acidente. Foi fricção entre as cordas que causou o rompimento, e não corda velha... E ele é falecido, não dá para perguntar.
    h) As vias de escalada são, geralmente para cordas de 50 m. O mais tradicional é corda de 50 m x 10,5 mm.

    ResponderExcluir